Embora nossa economia ainda caminhe de lado, o clima de estabilidade gerado pelo momento atual que o País vive está gerando confiança, o que repercute diretamente na disposição para os negócios. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou recentemente o índice que mede a confiança do setor imobiliário. Após atingir mínimas na casa dos 60 pontos em 2016, ele alcançou 82 pontos em junho de 2019.

Tanto em Goiânia, quanto em São Paulo, por exemplo, os efeitos são de uma melhoria no cenário do setor imobiliário. Na capital paulista, por exemplo, os números de vendas de imóveis novos vêm subindo na comparação com o ano anterior: as vendas de imóveis novos aumentaram 27% e o número de lançamentos, 60%. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Conforme a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado de Goiás (Ademi-GO), no primeiro trimestre deste ano, o número de unidades lançadas foi duas vezes maior que o mesmo período de 2018. Um total de 734 unidades foram lançadas em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Mais dados nos dão um bom presságio. Ainda de acordo com a Abecip, nos primeiros cinco meses de 2019, o volume de financiamento cresceu quase 40% e ultrapassou R$ 27 bilhões. Esse valor possibilitou a compra de 104 mil imóveis no País, 31% a mais do que no mesmo período de 2018.

Já conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o País registrou avanço de 9% nas vendas e de 4% nos lançamentos residenciais no primeiro trimestre. Para se ter uma ideia da importância do setor imobiliário para a economia, em 2018, a construção civil representou 4,46% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Uma medida importante para que o gigante voltasse a caminhar é redução de taxas de juros, a mais baixa da história. Questão essencial para que o consumidor tenha condições de fazer compras de longo prazo, especialmente aqueles que demandam o primeiro imóvel, que inclusive tem puxado as vendas.

Vale lembrar que toda essa motivação repercute em empregos. Em um País com mais de 13 milhões de desempregados, é sempre bom lembrar que o setor da construção civil é um dos que mais oferece, além da vaga de trabalho, a oportunidade de se construir carreira dentro dos canteiros de obras.

Artigo Original